Calçadão Turismo – Vila Velha – Cultura e Arte da 1ª Vila do estado do Espirito Santo
A cidade de Vila Velha é o berço da colonização do estado do Espírito Santo com um rico patrimônio histórico preservado, localizado no Sítio Histórico da Prainha, que a cada ano atrai um grande número de turistas e visitantes. Entre os monumentos históricos destacamos a Igreja do Rosário, marco da colonização portuguesa e a mais antiga do Brasil em funcionamento litúrgico, como também o Convento da Penha, considerado o mais importante atrativo turístico do estado.
Sobre Vila Velha – Conheça Vila Velha
Convento da Penha
Em 1566 foi iniciada a construção de uma ermida sob um penhasco de 154 metros de altitude em homenagem a Nossa Senhora das Alegrias. Ali nascia o Convento. Sua obra original teve início somente em 1651 e seu projeto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Convento de Nossa Senhora da Penha é o principal atrativo turístico, religioso, histórico e cultural do Espírito Santo e oferece uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade, da capital Vitória e da 3ª Ponte.
Igreja Do Rosário
Erguida a partir de uma ermida construída em 1535 pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, está localizada no Sítio Histórico da Prainha e é considerada um marco da colonização do Espírito Santo.
É uma das igrejas mais antigas do Brasil e uma das únicas em funcionamento eucarístico desde sua fundação. Começou a ser construída no ano da colonização e finalizada com a chegada dos jesuítas em 1551.
Em 1950 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Todos os anos, no dia 07 de outubro, é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade de Vila Velha.
Casa da Memória
A Casa da Memória possui tombamento provisório pelo Conselho Estadual de Cultura, a construção do século XIX abriga uma exposição permanente de fotografias, objetos e outras imagens que guardam a história da formação do município e do Estado.
Em 1989 os moradores da região se movimentaram para que ali fosse instalado um museu, resultando na contratação do projeto para reforma e ampliação do antigo casarão, que hoje abriga a Casa da Memória.
Em sua área externa encontra-se o antigo bonde que circulava por Vila Velha. Recentemente o local ganhou uma reforma em toda sua estrutura que a deixou ainda mais destacada e valorizada entre os monumentos do Sítio Histórico da Prainha.
Museu Homero Massena
Local onde morou o artista de 1951 até 1974, que adotou Vila Velha como sua cidade. Natural de Barbacena – MG, produziu suas melhores pinturas nesse espaço que hoje recebe o seu nome.
O local que abriga o museu é uma das últimas construções arquitetônicas da primeira metade do século XX, construção típica de beira de praia, das décadas de 1940 e 1950. Com fachadas pintadas de branco e azul e com detalhes em pedra, o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.
Farol Santa Luzia
Suas peças vieram da Escócia em 1870 e foi montado em 1871 pelo Barão de Cotegipe. A torre mede 12 metros de altura e uma base octogonal de 9m². Sua luz possui alcance de até 32 milhas marítimas que correspondem a 63 Km. Até os dias de hoje orienta a entrada dos navios na baía de Vitória e Vila Velha.
O centenário Farol Santa Luzia é um belo exemplar da cultura e da história do Espírito Santo.
Atualmente, o monumento está em processo de tombamento provisório pelo Conselho Estadual de Cultura.
Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
Construída em 1945, em alvenaria de pedras, localiza-se no topo de um morro de onde se avista toda a Praia da Ponta da Fruta e a Praia da Baleia. No entorno da igreja, um Mirante de 360º proporciona uma vista panorâmica para as praias e parte da cidade de Vila Velha.
As festas religiosas de São Pedro, celebrada no dia 29 de junho e de Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 02 de fevereiro são comemoradas anualmente.
Localização: Fica em uma área elevada, proporcionando vistas deslumbrantes da orla de Vila Velha e parte de Guarapari.
Infraestrutura: O ambiente conta com deck de madeira, bancos, iluminação em LED, estacionamento e acessibilidade, sendo um ótimo ponto para ciclistas e turistas.
Visitação: A igreja fica aberta para visitação, com missas geralmente aos domingos, às 19h. O deck ao redor é acessível 24 horas por dia.
atrações Próximas: A igreja divide as praias da região: de um lado, a Praia da Baleia (boa para contemplação) e do outro, a Praia Rasa (águas calmas, ideal para banho e quiosques).
A igrejinha é, portanto, um ponto de encontro de fé, cultura e natureza, ideal para quem busca tranquilidade e um visual panorâmico.
Igreja Nossa Senhora da Glória
———————————————————————————————-
A Igreja Nossa Senhora da Glória foi construída entre 1900 e 1913, utilizando alvenaria de pedra e cobertura de telhas com forro de madeira, além de piso de ladrilho cerâmico. É considerada um dos principais pontos turísticos do balneário e ponto de concentração da primeira parada dos Passos de Anchieta.
– localização: Praça Pedro Valadares. Bairro Barra do Jucu,
Sua construção data do início do século XX, quando o povoado habitado posteriormente também por pescadores ainda era parte de belissima região litoranea proxímo a praia da Barra onde na região predominavam fazendas de gado.
Horário de Funcionamento – Aberta aos sábados: das 8 às 10h30. Domingos: das 8 às 10h.
Editor – Empreendedor no setor de publicações independentes e fundador do Jornal Calçadão em 1988 – agosto. Fundador do Parque Pedra da Cebola – onde com o Jornal Calçadão durante 10 anos construiu uma tese : Notícias Saudáveis transformam a sociedade doente.. Editor da Revista Municípios do Espirito Santo – 1998 a 2010 – Com 18 edições.
