Coleção de artesanato Estuário encerra neste domingo (22) no Shopping Vitória

Coleção de artesanato Estuário encerra neste domingo (22) no Shopping Vitória

As artesãs participantes do Projeto Fazendo Arte, que criaram a coleção “EStuário – Pela vida no encontro entre o rio e o mar”, estão surpresas com o sucesso que conquistaram junto ao público. Em poucos dias de exposição, quase toda a produção já foi vendida e elas intensificaram o ritmo de trabalho para produzir mais peças e atender à demanda dos clientes. Lançada no último dia 10, a coleção fica exposta até domingo (22), no Shopping Vitória.

São roupas, acessórios como bolsas, cintos e chaveiros, além de objetos decorativos, únicos e exclusivos, produzidos a partir de técnicas como crochê, macramê, tricô, bordado, costura, entre outras artes manuais. As peças coloridas, delicadas, contam histórias de vida de mulheres que nasceram ou foram criadas na Grande Vitória e suas conexões com os rios, o mar, o manguezal e a terra.

“O segredo do sucesso está na conexão com as pessoas, que se identificam com as peças. A coleção reflete a beleza do encontro das águas doce e salgada e a potência de vida dos nossos ecossistemas”, diz a coordenadora do Projeto Fazendo Arte, Mônica Rezende.

O Projeto Fazendo Arte é realizado pelo Instituto Bem Brasil com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio da Gerência de Qualificação do Trabalhador da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Por meio de oficinas gratuitas de técnicas artesanais e empreendedorismo, o projeto já atendeu, desde o início, em 2019, mais de 1 mil mulheres da Região Central da cidade.

“Esse projeto concilia o aprendizado de um ofício com os conceitos de sustentabilidade,  geração de renda e desenvolvimento pessoal. Entao, estamos aplicando os  princípios de Cidadania e de Direitos Humanos  em um só trabalho. É essa união de forças e saberes que leva à eficácia do Projeto”, diz Thalyta Coutinho, gerente de Qualificação Profissional da Semcid.

A proposta da coleção EStuário está em sintonia com a temática da moda circular, uma das áreas de atuação do Instituto Américo Buaiz (IAB). O IAB viabilizou o espaço no Shopping Vitória para a divulgação e a venda dos produtos das artesãs.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

Relacionados