Conferência Municipal de Juventude: Abertas as inscrições para o evento que tem início em 22 de setembro
Uma grande mobilização de jovens, representações do poder público e de organizações sociais de Vitória vai ocupar a Casa do Cidadão, nos próximos dias 22 e 23. É a IV Conferência Municipal de Juventude, que terá como tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. Na programação, apresentações culturais, debates sobre o Estatuto de Juventude, por meio de grupos de trabalho temáticos, e a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Juventude, prevista para outubro.
“A participação da juventude é muito importante, porque ela é a protagonista no apontamento dos programas e ações prioritários em Vitória, que garantam o acesso à cidadania e promovam o desenvolvimento pessoal. Na Conferência, serão discutidos diversos aspectos da vida na cidade, como trabalho e renda, meio ambiente, saúde, educação, mobilidade, cultura, esportes e lazer”, diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
As inscrições para IV Conferência Municipal de Juventude são gratuitas, limitadas a 120 vagas. Podem participar moradores da capital, de 15 a 29 anos de idade e organizações que atuam com essa faixa etária. Ao fazer a inscrição, o participante opta por um dos cinco grupos de trabalho (GTs):
Grupo I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
Grupo II – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça;
Grupo III – Direito à Cultura; Direito ao Desporto e ao Laze;
Grupo VI – Direito à Educação; Sistema Estadual de Juventude (Sinejuve);
Grupo V – Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde;
Pioneirismo
Vitória é pioneira no Estado na criação de equipamentos para a juventude, todos ligados à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas dos Direitos da Juventude. São espaços de convivência e formação, onde os jovens de 15 a 29 anos, moradores da capital, podem expressar suas opiniões e demandas para a política pública de juventude.
Criado há 18 anos, o Núcleo Afro Odomodê é o único no Espírito Santo que atua com o recorte racial e oferece atividades socioeducativas de resgate da cultura afro-brasileira e de enfrentamento ao racismo. O Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Vitória foi o primeiro do Estado, criado ha 17 anos. E a Casa da Juventude completou 10 anos, para atendendo moradores da região de São Pedro.
Os três equipamentos mantêm uma programação permanente de oficinas, atividades esportivas e culturais, todas gratuitas.
No ano passado, a Prefeitura de Vitória iniciou a reforma e a ampliação da Casa da Juventude e do CRJ, em um investimento de cerca de R$ 3 milhões. As obras estão em fase de conclusão e os espaços requalificados serão inaugurados nas próximas semanas.
IV Conferência Municipal de Juventude
Tema: “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”
Dias 22 e 23 de setembro
No auditório Alexandre Martins de Castro Filho, na Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid): Avenida Maruípe, 2544, em Itararé
Programação:
Dia 22 (sexta-feira)
17h – Credenciamento
18h – Apresentação cultural e abertura oficial
18h30 – Palestra com o coordenador de Projetos da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, Jonas Lube.
21h – Encerramento
Dia 23 (sábado)
12h – Almoço com apresentação musical
13h – Credenciamento para Grupos de Trabalho (GTs)
14h – GTs
18h – Apresentação das Propostas dos GTs e Plenária Final
19h – Eleição das/os delegadas/os para a IV Conferência Estadual
20h – Encerramento
Fonte: Prefeitura de Vitória.